Cortina d’Ampezzo, Itália – A norte-americana Lindsey Vonn, 41 anos, campeã olímpica do downhill em Vancouver 2010, sofreu uma queda grave durante sua descida na prova de esqui alpino downhill na manhã deste domingo (8). A atleta precisou ser retirada da pista por helicóptero, sob aplausos do público presente.
Vonn largou como 13ª entre as 36 competidoras. Logo nas primeiras ondulações, errou o traçado ao fazer uma curva mais fechada, tocou uma das bandeiras com o ombro, perdeu o equilíbrio e caiu. No chão, demonstrou fortes dores e recebeu atendimento imediato. A competição ficou interrompida por cerca de 20 minutos até o resgate aéreo ser concluído.
A norte-americana chegou à prova marcada por sucessivas lesões. Em 30 de janeiro, durante etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino, rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ao longo da carreira, acumulou 12 títulos em Cortina, mesma pista do acidente deste domingo, além de dois bronzes olímpicos (Vancouver 2010 e Pyeongchang 2018).
Ouro para Breezy Johnson
Após a retomada, a compatriota de Vonn, Breezy Johnson, confirmou o ouro com o tempo de 1min36s10. A prata ficou com a alemã Emma Aicher, que registrou 1min34s14, e o bronze foi para a italiana Sofia Goggia, com 1min36s69.
Outra queda grave
A andorrana Cande Moreno, 25 anos, também se acidentou no Centro de Esqui Alpino. Ela não completou uma curva, colidiu contra a grade de proteção e foi projetada de volta à pista. Assim como Vonn, precisou de resgate de helicóptero.
Imagem: Internet
As duas ocorrências mobilizaram equipes médicas e provocaram paradas temporárias nas disputas deste domingo.
Com informações de ge.globo.com