Um piloto da Latam Airlines Brasil foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro da cabine de um voo que partiria do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para o Rio de Janeiro. Identificado pela Polícia Civil como Sérgio Antônio Lopes, 60 anos, ele é investigado por supostamente comandar, há pelo menos oito anos, uma rede de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
A detenção ocorreu durante a Operação Apertem os Cintos, conduzida pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). A ação apura crimes de estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição e exploração sexual de menores.
Mandados de prisão e busca
Além do piloto, uma mulher de 55 anos foi presa. De acordo com as investigações, ela teria aliciado as próprias netas, de 10, 12 e 14 anos, para encontros com o suspeito em troca de pagamento. Há mandados de prisão temporária expedidos contra os dois.
Os policiais também cumprem oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados na capital paulista e em Guararema, na Região Metropolitana, onde o piloto reside. Segundo o DHPP, o investigado usava documentos falsos para levar crianças e adolescentes a motéis.
Posicionamento da companhia aérea
Em nota, a Latam afirmou ter aberto investigação interna e declarou estar à disposição das autoridades. A empresa ressaltou que “repudia veementemente qualquer ação criminosa” e que segue “os mais elevados padrões de segurança e conduta”.
Imagem: Internet
O voo LA3900, que seria comandado por Lopes, decolou e pousou no horário previsto entre Congonhas e Santos Dumont, informou a companhia. A reportagem procurou a Aena, concessionária que administra o aeroporto, e a Secretaria da Segurança Pública (SSP), mas ainda não obteve retorno.
Com informações de G1