O Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos informou, nesta segunda-feira (9), que realizou um bombardeio contra uma embarcação suspeita de envolvimento com o narcotráfico no Oceano Pacífico. A ação resultou na morte de duas pessoas; uma terceira sobreviveu.
De acordo com o comando militar, agentes de inteligência indicaram que o barco era operado por organizações classificadas por Washington como terroristas e navegava por rotas já conhecidas de tráfico de drogas no Pacífico Oriental.
Após o ataque, o Comando Sul comunicou imediatamente a Guarda Costeira norte-americana para que fosse acionado o sistema de busca e resgate ao sobrevivente. Até a última atualização, não havia confirmação sobre a localização dessa pessoa.
Este foi o 37º ataque conduzido por forças dos EUA em áreas do Pacífico e do Caribe desde setembro de 2025. Com as duas mortes registradas na operação de 9 de fevereiro de 2026, o número total de vítimas nessas ofensivas chegou a 121.
Imagem: Internet
As ações militares têm sido alvo de críticas de especialistas e da Organização das Nações Unidas (ONU). Os bombardeios foram temporariamente reduzidos após a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, mas voltaram a ocorrer no fim do mesmo mês.
Com informações de G1