Uma tempestade que atingiu Barra Mansa (RJ) na noite de segunda-feira (9) provocou seis desabamentos de imóveis, 18 deslizamentos de terra, três quedas de muros e quatro quedas de árvores, segundo balanço da Defesa Civil municipal.
O órgão informou que quatro pessoas ficaram feridas. Entre elas, uma menina de 5 anos foi resgatada em estado grave e morreu após dar entrada na Santa Casa. Outras duas crianças — uma de 2 anos, em observação na ala vermelha, e outra com ferimentos leves — também foram atendidas no hospital, além de um adulto.
Em apenas três horas, os pluviômetros registraram 72 milímetros de precipitação. Os bairros mais atingidos foram Nova Esperança, Boa Sorte, São Luiz, Piteiras, Siderlândia, Jardim América, Saudade, Santa Clara, Goiabal, São Judas, Monte Cristo, Abelhas e o Centro.
As chuvas provocaram 12 pontos de alagamento considerados severos. Houve ainda o transbordamento dos rios Barra Mansa e Bocaina e o desabamento de uma ponte.
Uma casa desabou em Siderlândia, um dos bairros mais afetados. Aproximadamente 20 moradores ficaram desabrigados e foram encaminhados a um abrigo temporário; outras quatro pessoas estão desalojadas. A prefeitura disponibilizou dois pontos de apoio, nos bairros Clécio Penedo e Humberto Chiesse. As sirenes de alerta de Boa Sorte e Nova Esperança foram acionadas.
O prefeito Luiz Antônio Furlani esteve na Santa Casa para acompanhar a situação dos feridos. A Defesa Civil mantém o telefone 199 para emergências.
Com informações de G1