Publicidade

Gaza volta a sediar torneio de futebol após mais de dois anos de conflito

O primeiro torneio de futebol organizado na Faixa de Gaza desde o início da guerra, há pouco mais de dois anos, começou esta semana em um campo society improvisado entre prédios destruídos no distrito de Tal al-Hawa, na Cidade de Gaza.

Na partida de abertura, o Jabalia Youth empatou com o Al-Sadaqa. O jogo seguinte, entre Beit Hanoun e Al-Shujaiya, também terminou sem vencedor. Do lado de fora, torcedores agitavam a cerca de arame que delimita o chamado Palestine Pitch, enquanto crianças assistiam ao duelo sobre um muro quebrado ou pelos vãos das ruínas.

“Confuso. Feliz, triste, alegre, feliz”, resumiu o jogador Youssef Jendiya, 21 anos, do Jabalia Youth, ao voltar a competir. Ele contou que a rotina ainda é dominada pela busca diária por água, comida e pão, mas que o futebol oferece um momento de alívio em meio à devastação. “Você chega sentindo falta de muitos companheiros: alguns morreram, outros ficaram feridos, outros viajaram para tratamento”, disse.

O retorno do torneio ocorre quatro meses após o cessar-fogo que suspendeu os principais combates. Apesar da trégua, quase não houve reconstrução: militares israelenses ordenaram a evacuação de cerca de dois terços do território, concentrando mais de 2 milhões de pessoas em uma estreita faixa costeira, grande parte delas em tendas improvisadas ou prédios danificados.

O antigo Estádio Yarmouk, que comportava 9 mil torcedores, foi destruído durante a guerra. Hoje, o local serve de abrigo para famílias deslocadas, instaladas em tendas brancas sobre o solo onde antes havia grama.

Para viabilizar o torneio atual, a Associação de Futebol de Gaza removeu entulhos de um muro desabado, ergueu uma nova cerca e limpou o que restava da antiga grama sintética. “Queremos mostrar que, apesar da destruição e da guerra, continuamos jogando e vivendo”, afirmou Amjad Abu Awda, 31 anos, atleta do Beit Hanoun.

Com informações de CNN Brasil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts