A forte chuva registrada na tarde deste sábado (7) em São Paulo alagou diversas vias e afastou parte dos foliões que acompanhavam blocos de carnaval de rua na capital.
Impacto nos desfiles
No Parque Ibirapuera, na Zona Sul, o megabloco comandado por Alceu Valença perdeu público antes mesmo do início do cortejo. A água começou a cair poucas horas após a passagem do bloco de Ivete Sangalo, realizado no mesmo local.
Regiões tradicionais da folia, como Vila Madalena (Zona Oeste) e Centro, também sofreram com poças e pontos de alagamento. Muitos foliões deixaram as concentrações para buscar abrigo.
Cidade em estado de atenção
Das 14h25 às 17h00, todas as regiões da capital permaneceram em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.
No Centro, o entorno do Terminal Bandeira ficou submerso, comprometendo o tráfego. Na Vila Madalena, a esquina das ruas Medeiros de Albuquerque e Aspicuelta tornou-se intransitável, provocando reflexos no trânsito do bairro.
Alerta no Itaim Paulista
O distrito do Itaim Paulista entrou em estado de alerta às 15h25 devido ao extravasamento do Córrego Três Pontes, na Avenida Marechal Tito, altura do número 7.557. O CGE encerrou o alerta às 16h45.
Imagem: Internet
Previsão e recomendações
Imagens de radar do CGE indicam novas áreas de instabilidade com possibilidade de rajadas de vento, quedas de árvores e transbordamento de rios e córregos ao longo do fim de semana.
O órgão orienta:
- evitar ruas alagadas;
- não enfrentar correntezas;
- procurar locais seguros e, se necessário, solicitar ajuda;
- manter distância da rede elétrica e não se abrigar sob árvores;
- planejar rotas para escapar de vias bloqueadas;
- consultar a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pelo telefone 156 ou pelo site para checar condições das principais vias.
Equipes da Defesa Civil e produtores dos blocos seguem monitorando as condições climáticas para garantir a segurança do público.
Com informações de G1