São Paulo, 10 de fevereiro de 2026 – O dólar operava em alta de 0,22% por volta das 12h desta terça-feira, cotado a R$ 5,1993, um dia após encerrar no menor nível desde maio de 2024. No mesmo horário, o Ibovespa recuava 0,15%, aos 185.957 pontos, após ter renovado recorde de fechamento na véspera.
Inflação surpreende levemente
O movimento no câmbio foi influenciado pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com o IBGE, os preços subiram 0,33% em janeiro e acumulam alta de 4,44% em 12 meses. As projeções de mercado apontavam avanço de 0,32% no mês e 4,43% no período anual.
O grupo Transportes respondeu pela maior pressão, com alta de 0,60% devido ao encarecimento dos combustíveis – a gasolina subiu 2,06% – e a reajustes de tarifas de ônibus. Em sentido oposto, passagens aéreas e transporte por aplicativo caíram. Comunicação (0,82%) e Saúde e cuidados pessoais (0,70%) também puxaram o índice, enquanto Habitação (-0,11%) aliviou com a bandeira tarifária verde. Na alimentação, os preços subiram 0,23%, com queda no leite e nos ovos, mas forte elevação do tomate.
Haddad defende redesenho de programas sociais
Pela manhã, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou do CEO Conference, do BTG Pactual. Ele sugeriu a unificação de benefícios sociais, nos moldes da criação do Bolsa Família em 2003, e disse que técnicos estudam um formato “mais moderno e eficiente” sem necessariamente reduzir despesas. O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, também esteve no painel.
Agenda externa
Nos Estados Unidos, os investidores aguardam dados de preços de importados, vendas no varejo de dezembro, estoques empresariais e de petróleo, além do relatório de empregos (payroll) previsto para quarta-feira (11). A presidente do Fed de Cleveland, Beth Hammack, fala às 14h, e a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, às 15h.
Desempenho acumulado
Dólar
Imagem: Iakov Filimov
- Semana: -0,62%
- Mês: -1,14%
- Ano: -5,48%
Ibovespa
- Semana: +1,80%
- Mês: +2,69%
- Ano: +15,59%
Nas bolsas internacionais, os futuros de Wall Street indicavam abertura praticamente estável, enquanto os mercados asiáticos tiveram sessão com ganhos moderados, influenciados por empresas de mídia e tecnologia na China e pela proximidade do feriado do Ano Novo Lunar.
Com informações de G1