Moscou – O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou neste domingo (8) que prendeu o suposto autor da tentativa de assassinato do tenente-general Vladimir Alekseyev, vice-chefe da inteligência militar russa. O detido é Lyubomir Korba, 65 anos, cidadão russo nascido na Ucrânia.
Segundo o órgão, Korba foi localizado nos Emirados Árabes Unidos, capturado em Dubai com a cooperação local e imediatamente extraditado para Moscou.
Além de Korba, o FSB identificou dois supostos cúmplices:
- Viktor Vasin, nascido em 1959, detido na capital russa;
- Zinaida Serebritskaya, nascida em 1971, que teria fugido para a Ucrânia.
O atentado ocorreu na sexta-feira (6) em um prédio residencial na zona norte de Moscou. Alekseyev foi atingido por três disparos de uma pistola Makarov equipada com silenciador. Ele passou por cirurgia e, de acordo com declaração de sua esposa a um blogueiro militar no domingo, recobrou a consciência e já consegue falar.
A ofensiva contra o vice-chefe da inteligência militar aconteceu um dia após representantes da Rússia, da Ucrânia e dos Estados Unidos encerrarem negociações em Abu Dhabi sobre o fim da guerra, iniciada há quase quatro anos. A delegação russa foi liderada pelo almirante Igor Kostyukov, chefe da inteligência militar.
Imagem: Internet
Desde o início da invasão russa à Ucrânia, Moscou atribui a Kiev diversos ataques contra autoridades militares. Entre os casos citados pelo FSB estão as mortes:
- Do tenente-general Fanil Sarvarov, em dezembro, após explosão de carro-bomba;
- Do tenente-general Yaroslav Moskalik, em abril, por explosivo colocado em seu veículo nos arredores de Moscou;
- Do tenente-general Igor Kirillov, em dezembro de 2024, vítima de bomba escondida em um patinete elétrico. A Ucrânia assumiu responsabilidade por este último ataque.
A Ucrânia nega participação na tentativa de homicídio contra Alekseyev.
Com informações de G1