A Gol Linhas Aéreas voltará a operar voos entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Maiquetía, que atende Caracas, a partir de 8 de março. A informação foi confirmada pela empresa.
A rota estava suspensa desde 24 de novembro de 2025, quando a companhia interrompeu as operações em meio a um alerta de segurança emitido pelos Estados Unidos para o Caribe. O aviso, destinado a pilotos e aerolíneas, foi revogado em 29 de janeiro, abrindo caminho para a retomada das frequências.
Segundo a Gol, serão quatro voos de ida e volta por semana, às terças, quintas, sábados e domingos. As operações utilizarão aeronaves Boeing 737 MAX com capacidade para 176 passageiros.
Durante a suspensão, o governo venezuelano chegou a ameaçar cassar a licença da companhia, acusando-a de aderir “a ações de terrorismo de Estado” por interromper o serviço de forma considerada unilateral.
Imagem: Internet
O alerta norte-americano integrava uma série de advertências sobre riscos de atividades militares e interferências de GPS na América Central e em partes da América do Sul. A tensão aumentou quando, em 3 de janeiro, forças dos EUA invadiram Caracas e prenderam Nicolás Maduro. Desde então, o governo interino venezuelano tem colaborado com Washington, resultando na remoção de parte das sanções e na redução do temor de novos ataques.
Com informações de CNN Brasil